Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ao ler o poema "João de Barro", da escritora Roseana Murray, um aluno questionou se todos os bichos tem uma morada própria e como seriam essas moradas, como por exemplo das formigas.
Nessa “discussão” surgiu a palavra sauveiro e a turma decidiu que iriam pesquisar, saber mais sobre o assunto, depois de levantar algumas questões: 
 -  elas moram em grupos, ou como o João de Barro?
 - a casa é debaixo da terra? 
 - do que é feita?
 - o que é sauveiro?
 Desta forma desenvolvemos o Projeto Moradia, aprimorado pela formação "Ensinando e Aprendendo com as TIC". Por favor registrem seu parecer.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/UNDIME MG
Proinfo Integrado 2 – Tecnologias na Educação:
Ensinando e Aprendendo com asTIC
PROJETO MORADIA
Autor/Autores: Angela, Ilidiana, Valdete
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade/Nível de Ensino: Terceiro ano – Ensino Fundamental
Componente Curricular: Português, Ciências
Tema: Sauveiro
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula (objetivos):
-Ouvir história com atenção
-Identificar um sauveiro, características  e a função de uma saúva
-Proporcionar ao aluno uso das novas tecnologias facilitando o acesso às informações
-Estimular a prática da pesquisa científica
-Favorecer ao aluno novas formas de expressar o pensamento, organizar e produzir conhecimento
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
É necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita, exponham suas idéias com coerência, clareza e objetividade, consigam trabalhar em grupo e tenham um pouco de vivência em computadores.

Estratégias e recursos da aula:
1º.momento:
Refletir com os alunos o que é uma pesquisa, o tema a ser investigado
Definir grupos
Procurar no dicionário significado da palavra sauveiro, registrar verbete
Mostrar fotos, imagens  de um sauveiro, da saúva
Elaborar com os alunos o modelo do relatório a ser feito
2º.momento:
Levar alunos à sala de informática, orientá-los em como entrar em sites (sugerir  os sites), pedir para fazerem leitura.
Voltar para sala, reunir  em grupo para discutir  e registrar numa folha o que acharam de interessante.
3º.momento
Levar crianças à biblioteca e mostrar-lhes outros meios de pesquisa (livros, enciclopédias), incentivar os grupos a lerem sobre o assunto. Pedir para registrarem  novidades sobre o assunto.
4º.momento
Em grupo analisar o que pesquisaram, fazer uma revisão do texto e reescrevê-lo no modelo de relatório elaborado.
5º.momento
Levar crianças à sala da tela interativa e ler com eles a fábula: A cigarra e a formiga, ilustrar a história.
Apresentação do trabalho e exposição em painel da ilustração.
Recursos Complementares:
Livros, enciclopédias, folhas de sulfite, computador  com recurso de internet
Avaliação:
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades orais e em grupos e a verificação do envolvimento da turma na realização de cada atividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário